Quem sou eu ...

Balançado demais

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Paixão permitida









Foto: Thaís Arnaut










Não precisei ir ao analista. Eu assumo.

Tenho um sério problema com a música sertaneja. Eu sou tão apaixonado por ela, gosto tanto, mas tanto, que renego. Ignoro esta vocação artística, este dom que tenho.

Meu maior sucesso é “A música do Youtube” (Elânio/ Marcelo Dias), mais de 4.500 acessos no Youtube e refrão cantado por muitos aonde vou.

Ela é um sertanejo “Hi Tech”, costumo dizer.

Aqui em Campo Grande a música sertaneja reina. Não adianta, é o tipo de música que mais gera lucro para festas e para músicos. Público animado e altamente consumidor.

E se a gente analisar um pouco. A música sertaneja vive um excelente momento no mercado fonográfico nacional.

Amo a música sertaneja.
Canto, grito, faço a farra com os amigos e confesso ter meus CDs em casa.

Mas gosto de botar lenha na fogueira.

Campo Grande é uma capital, todos os estilos têm seu público e precisam conquistar espaço. Acho que isso parte de um lance chamado produção, o que os sertanejos estão mandando muito bem.

Estava num bar e o cantor Gustavo Vargas falou sobre esta grande paixão do sul-mato-grossense, depois de insistentes pedidos do público para tocar um sertanejo.

“Se o artista toca sertanejo ele tem o direito de só tocar sertanejo e não tem problema algum. Mas se ele toca MPB não pode se negar a cantar um música sertaneja”.

Parece até uma ofensa à platéia não é Gustavo. As pessoas acham um absurdo eu não tocar música sertaneja. É quase que uma aberração da natureza ir contra esta maré aqui em Campo Grande, no interior do Estado a situação piora um pouco mais.

Gente, eu não estou aqui com discurso acadêmico não. Acho que, em relação à música, existem vários caminhos. Do alternativo ao funk carioca, do erudito ao samba, do comercial ao mais requintado estilo.

No meu caso, assumo, quero uma carreira pop. Quero mais é que venda mesmo.
Só defendo que todos os estilos precisam ter sua vez no mercado e no ouvido de cada um.

Então, meu caro leitor, ouça outras coisas. Permita uma mudança de comportamento em você.

Experimente um caminho próximo, ouça as “modas da simplicidade”, aquelas músicas sertanejas raiz, que falam da vida no campo, das histórias rurais.

Talvez você perceba que a música tem um papel importante em nossa vida, que não é apenas entreter.

Obrigado.
Saudações sonoras.

Nenhum comentário: