Quem sou eu ...

Balançado demais

domingo, 27 de julho de 2008

AOS AMIGOS (Elânio)


Conquistei um amigo pela literatura. Bastou ler um texto dele pra saber que é um grande parceiro pra vida toda.

É possível que ele nunca saiba quem sou (até por que já passou desta vida para algum lugar onde nem sei), mas o fato é que eu passaria horas e horas compactuando idéias e pensamentos de seres estranhos como ele e eu, que fazem da existência algo desafiador e surpreendente.

Foi em uma destas conversas subliminares, quando tenho a certeza de estar em sintonia com os versos e prosas do escritor, que senti o valor dos amigos reais. Aqueles que vamos colecionando ao longo do tempo, a família que realmente gostaríamos que fosse nossa, é que é.

Não faz muito tempo. Estou realmente aprendendo a aceitar todos os meus amigos e amigas como são. Todos os seus defeitos e manias. Suas atitudes insanas e lágrimas repetidas. Afinal, eles são o que são e eu sou igual a todos eles.

“Diga-me com quem andas e te direi quem és”, proclama o ditado popular.

Meu caro escritor falava de amigos bondosos, que se põem a ouvir todas as frases, que são companheiros, que nada trazem de mal, que nos engrandecem, que nos enchem a vida em apenas um olhar e que nos destroem com a mais instantânea sinceridade.

Ele também lembrava dos amigos ocasionais. Aqueles que são a festa, o riso, o descompromisso, a eventualidade, o sexo, o passado, o presente e quem sabe o futuro, dependendo de onde a vida vai nos levar.

São estes todos os meus. E eu sou muito deles. É por isso que os quero, os venero e os mantenho.
Obrigado amigo escritor. Espero que na leitura nos encontremos cada vez mais. Agora fecho a página para ir à direção dos amigos reais.

Que seja neste momento, numa lembrança, no telefonema, na palavra, na fotografia, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, no abraço forte e na impaciência do convívio.

Sejamos simplesmente amigos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Amigo,
Que lindo texto, que sabias observações!!!
Somos como quebra-cabeças, formados por vários pedacinhos, pecinhas de encaixe às vezes perfeito outras não. Pecinhas que vamos encontrando no caminho ao longo da vida, pessoas, amigos!!!
Você é peça fundamental no meu quebra-cabeça. Obrigada por ser simplesmente meu amigo Elânio!!!
Bíola