Quem sou eu ...

Balançado demais

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Correr menos riscos















Sr. Joaquim Osório Duque Estrada e Francisco Manuel da Silva, compositores da letra e música do Hino Nacional Brasileiro, respectivamente.

Me perdoem!!!

Eu tentei. Ouvi, fui ao dicionário conhecer o sentido das palavras, criei cenas no meu pensamento, recitei, cantei sozinho, cantei acompanhado da gravação militar.

Na hora de interpretar a canção, fui de peito aberto e uma leve incerteza. Errei um pouco, mas executei o desafio: coordenei a cantoria do Hino Nacional na abertura de uma cerimônia.

“Ó Pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!”.

Eu acreditei ser “gigante pela própria natureza”.

“Verás que um filho teu não foge à luta”. Eu não fugi.

Que besteira Elânio, dirão alguns.

Então eu também faço o desafio. Experimente cantar o Hino sem nenhum erro e ainda entendendo o significado de toda aquela poesia (que acho linda apesar de difícil).

Só de uma coisa não peço desculpas Sr. Joaquim e Sr. Francisco. No final do Hino a platéia bateu palmas. Isto é muito comum. O brasileiro fica emocionado com o Hino, embora os militares e tradicionalistas de plantão critiquem a postura popular.

Ah! Deixem e emoção patriótica fluir.
Quem sabe assim a gente aprende o Hino com mais entusiasmo.
Cantar o Hino!
Dançar o Hino!
Viver o Hino!

Ih! Já to me empolgando demais.

Enfim Senhores, obrigado pela compreensão e viva nossa pátria.

Nenhum comentário: